PUBLIC RELATIONS // PRSTACK TOOLS

2.4.17


O #PRSTACK é um conjunto de ferramentas que ajudam os profissionais de Relações Públicas a desenvolver o seu trabalho de forma mais eficaz e também a avaliar o mesmo. De entre as variadas ferramentas que existem, vou apresentar três: 

#HEMINGWAY

A Hemingway é uma aplicação que funciona como uma ferramenta de escrita. O seu principal objectivo é ajudar-nos a construir frases com uma estrutura correcta e sem erros. Usa algoritmos para perceber quando a estrutura da frase não está perfeita e sugerir correcções às frases que fizemos, de forma a torná-las mais simples e leves.

Quando estamos a escrever, se nos aparecer uma frase sublinhada a amarelo, a app está a "dizer-nos" que a frase está demasiado longa e que a devemos encurtar ou separar. Caso a frase apareça a vermelho, quer dizer que a nossa frase é demasiado densa e complicada e que a devemos simplificar, para que a compreensão da mesma seja melhorada. Se uma palavra nos aparecer sublinhada a roxo, quer dizer que podemos utilizar uma palavra mais curta, com o mesmo significado, para a substituir. A azul estão sublinhados os advérbios e frases que são mais fracas, sendo que devemos substituí-las por palavras com mais força. 

Tudo isto serve para que possamos escrever de forma mais simplificada e clara, de forma a que os leitores percebam o que lhes queremos transmitir e que não se percam no significado. Também nos ajuda a evitar que o texto seja tão "chato" que as pessoas desistam de o ler. Não me foi possível testar mesmo a app, uma vez que é paga e não encontrei nenhuma versão experimental. No entanto, do que me foi permitido avaliar, é muito útil para quem quer comunicar de forma mais clara com os seus públicos e também para quem está interessado na escrita.




#FLIPBOARD

O Flipboard é uma rede social que funciona como uma espécie de revista global e que junta conteúdo que vai buscar a todo o tipo de sites, social media e feeds de notícias. Agrega todo o conteúdo e apresenta-o às pessoas em forma de revista, na qual podemos ir "virando" de artigo em artigo. Ao entrarmos no Flipboard, podemos seleccionar os nossos interesses e rapidamente são-nos apresentadas um sem número de notícias sobre o tema que escolhemos. Permite-nos, também, seguir os temas de que gostamos, para que sejam apresentados no nosso Flipboard os destaques sobre esses mesmos temas. Outra das coisas que podemos fazer é criar a nossa própria revista, onde juntamos artigos que nos interessem e que queremos guardar.


Esta rede social é importante, na medida em que através dela conseguimos ver todas as notícias relevantes sobre a área que nos interessa. Para um profissional de Relações Públicas é essencial estar constantemente a par de tudo o que se passa na área em que trabalha, para conseguir antecipar tendências e perceber quais os interesses dos públicos.




#TWITTERLISTS

As Twitter Lists são algo muito simples. Consistem na criação de listas no twitter, com contas do nosso interesse. Podem ser criadas por temas, como desporto ou moda. Podem ser listas de amigos, de jornalistas influentes, etc. Ao criarmos a lista e acedermos a ela, só nos são mostrados os tweets das contas que adicionámos a essa lista. Desta forma, conseguimos organizar melhor a informação e ver apenas aquilo que nos interessa sobre aquele tema. Esta ferramenta é importante porque, muitas vezes, são tantas as contas que seguimos no twitter, que a informação por vezes se perde e deixamos de ver algumas coisas que poderiam ser importantes. Criando listas por temas, sabemos que se acedermos a determinado tema, aparece toda a informação importante sobre o mesmo, sem outro tipo de tweets pelo meio. 

As Twitter Lists são especialmente importantes para os profissionais de RP, porque estes podem criar listas com jornalistas influentes na área em que estão a trabalhar, acedendo facilmente aos conteúdos que estes partilham e às opiniões que dão, nomeadamente sobre a nossa organização ou algo que possa ser importante para a mesma. 

Exemplo de uma twitter list

You Might Also Like

0 ♥

@ joanaalexandre