PUBLIC RELATIONS // "CRIEI UMA PÁGINA NO FACEBOOK. E AGORA?!"
26.3.17
Em primeiro lugar, comecemos pelo básico: as fotos de perfil e de capa. A foto de perfil tem de representar bem a nossa marca, ou organização. Como tal, o melhor a colocar na foto de perfil é o logo da organização, para que seja facilmente identificável pelas pessoas que a virem. Quanto à foto de capa, deve ter um design apelativo mas, ao mesmo tempo, esse design deve estar também "alinhado" com aquilo que é a imagem da nossa marca e deve também expressar a nossa identidade. Há que ter em atenção que, se queremos promover a página, a foto de capa não deve ter frases, pois o facebook não permitirá. É importante que ambas as fotos sejam de boa qualidade.
Depois, o mais importante é ir criando conteúdo, para que as pessoas tenham algo que ver quando entrarem na nossa página. Em relação a esse conteúdo, deve ser apelativo, sendo que podemos usar imagens ou até vídeos, dependendo do tipo de públicos que a nossa página tiver. Se estivermos a publicitar algum tipo de produto, devemos colocar imagens desse produto, pois as pessoas acabam por responder mais a estímulos visuais. Por outro lado, não devemos fazer posts muito compridos, uma vez que posts mais curtos e concisos captam melhor a atenção.
Devemos fazer posts de forma regular mas há que ter em atenção que, apesar de regulares, não podem ser feitos em demasia, porque se estivermos sempre a "bombardear" o público, isso pode ter efeito contrário e fazer com que se fartem. Quanto aos melhores horários para fazer posts, embora existam na net várias teorias das melhores horas para postar, nem todas coincidem e nem sempre a melhor hora para uma pessoa se pode adequar à outra. Neste caso, devemos conhecer bem os nossos públicos, perceber a que horas estão mais activos no facebook e, com base nisso, encontrar a melhor hora para fazer posts. O que pode ser a melhor para mim, pode não ser para outra pessoa, portanto esta não é uma questão tão linear e devemos sempre perceber através dos comportamentos dos nossos públicos o que é melhor para nós.
Depois de tudo isto, a grande preocupação é ganhar gostos na página. Para ganhar os primeiros seguidores da nossa página, o passo mais simples é convidar os nossos amigos para gostarem da mesma. Assim vamos conseguindo crescer aos poucos. No entanto, para ter um crescimento consistente, é essencial utilizar os facebook ads, pagando para publicitar a página. Ao promover a página, podemos escolher qual o nosso público: se são homens, mulheres ou ambos; quais as idades que mais pretendemos atingir com a nossa publicidade; em que áreas do País ou do Mundo se encontram e, mais importante ainda, quais são os seus principais interesses. Podemos também ser nós a decidir qual o orçamento que queremos utilizar para essa promoção e durante quanto tempo o queremos fazer.
Por último, há que medir o crescimento da nossa página através das métricas como os likes, comentários, etc. Para isso existem várias ferramentas, como por exemplo o Facebook Insights. Através disto podemos perceber se a nossa página está a ter um crescimento positivo e, caso não esteja, perceber em que áreas podemos melhorar.
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