PUBLIC RELATIONS // "OS MERCADOS SÃO CONVERSAS"

19.3.17

"Mercados são conversas" é a primeira tese do Manifesto Cluetrain. E o que é este manifesto, perguntam vocês?! Basicamente é um conjunto de teses que pretende funcionar como uma espécie de chamada de acção para as empresas que operam dentro do mercado web. Ou seja, permite fazê-las compreender como podem comunicar de forma eficaz com os seus públicos através da internet e quais as mais-valias que esta mesma internet veio trazer para as organizações. Este manifesto foi escrito em 1999, numa colaboração entre Rick Levine, Christopher Locke, Doc Searls e David Weinberger. Como tal, surge numa altura em que a internet e as suas possibilidades eram ainda uma novidade e, ao mesmo tempo, também um pouco uma incógnita. Desta forma, a principal função deste manifesto era ajudar as empresas a "navegarem" neste novo Mundo e a adaptarem-se ao mesmo.




Voltando a esta tese, pensemos num mercado normal, onde as pessoas vão, geralmente ao fim-de-semana, comprar alguns bens dos quais precisam. Aqueles mercados tradicionais onde todos nós vamos e que ainda hoje existem em muitas terras. Existem desde há muitos anos atrás e, estes mercados tradicionais sempre foram um espaço de conversas. Temos, primeiramente, pessoas a tentarem convencer-nos a comprar os seus produtos, a tentarem chamar-nos a atenção. Por outro lado, nós próprios podemos ver os produtos lá existentes com os nossos próprios olhos, perceber quais nos agradam mais e, mais que isso, comunicar cara-a-cara com os vendedores. Fazer perguntas, tirar dúvidas e, com isso, formar uma opinião acerca de cada produto e decidir qual adquirir. Estes mercados estavam inseridos em comunidades. 




Se transpusermos esta ideia do mercado tradicional para a internet, percebemos que o que hoje se faz através das social media é quase igual, mas a uma escala global e muito mais rápida. As grandes empresas tomam agora o lugar dos pequenos vendedores de bancas e comunicam instantaneamente e quase minuto-a-minuto com os seus clientes. A pequena comunidade é substituída por uma comunidade global, que está constantemente a conversar sobre os produtos de que gosta e a dar feedback acerca das organizações, através de redes sociais. Nesta nova era em que a informação é transmitida ao segundo através de redes sociais e meios de comunicação e em que as pessoas estão constantemente a "conversar" sobre os seus interesses, nos seus perfis,  é cada vez mais importante para as organizações serem ponto central destas "conversas". O objetivo é fazer com que falem positivamente sobre elas, sobre os seus produtos. Por outro lado, é também extremamente importante que estejam sempre atentas ao que se fala sobre elas nas social media, porque através do feedback dado pelos públicos, conseguem perceber a aceitação dos produtos e da própria organização. Desta forma, o grande mercado a ser explorado têm de ser sem dúvidas as conversas.


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@ joanaalexandre