PUBLIC RELATIONS // COMO A INTERNET REVOLUCIONOU AS NOSSAS VIDAS

12.3.17

Que a internet é hoje em dia uma parte importante das nossas vidas, não há dúvidas. A questão que se impõe colocar, neste caso, é: terá ela vindo mudar tudo? Ou não? Na minha opinião, há casos em que podemos dizer que sim, outros em que podemos dizer que não. A internet veio, sem dúvida, mudar todas (ou quase todas as nossas rotinas) e isso vai desde os mais novos aos mais velhos: antigamente, o normal era vermos as crianças a brincarem na rua com os amigos, a jogar à bola, às escondidas. Agora, com a expansão da internet e o aparecimento dos tablets, o normal é ver os miúdos fechados em casa a jogar nos seus tablets e nas suas consolas, em vez de terem a experiência normal de socialização. 

clique para aumentar
Também nas gerações mais velhas essa mudança é visível. Há uns anos atrás (não assim tantos, porque a evolução da internet e das social media tem sido muito rápida), as pessoas saíam para jantar com amigos e conversavam muito mais do que agora, ou saíam mais com os amigos do que agora. Nos dias de hoje, o normal em qualquer jantar é ver todas as pessoas a mexer nos telemóveis, deixando muitas vezes a conversa de lado. Ou, em certos casos, falam mais com amigos através dos social media, em vez de se encontrarem com eles. Para além disto, até a nossa forma de estudar foi alterada, pois hoje temos acesso a muito mais coisas de formas 

A internet alterou também drasticamente a forma como fazemos compras. Enquanto que anteriormente tínhamos de sair de casa para comprar seja o que for, agora podemos fazê-lo à distância de um clique. Queremos fazer as compras do mês? Fácil, basta irmos ao site do hipermercado que queremos, escolher os produtos, pagar e elas são-nos entregues à porta de casa. Queremos adquirir um produto que não existe cá? É só ir também à loja virtual da marca e encomendar. Tudo isto veio facilitar muito a vida e é rara a pessoa que não faz compras online. Aliás, a próxima grande evolução é a internet das coisas. Ou seja, a maioria dos nosso electrodomésticos irão estar ligados à internet, e poderemos fazer tudo com eles, através dela, como mostra a imagem abaixo:

Clique para aumentar
A internet acabou também por se mudar a ela própria a uma velocidade estonteante. Tem vindo a evoluir com uma rapidez que faz com que quase nos seja difícil acompanhar as mudanças. Para se ter a noção, muito provavelmente as coisas de que hoje falamos sobre a internet estarão desactualizadas daqui a 3 mês. Na imagem seguinte, conseguimos ter noção do quão rápidas as coisas mudam num espaço de um ano, por exemplo:

Clique para aumentar
Apesar de tudo isto, embora tenha alterado a forma como nos relacionamos com os outros, a forma como nos comportamos como consumidores, a forma como estudamos, há algo que acho que a internet nunca conseguirá mudar: as nossas convicções ou crenças pessoais. Isso não é alterado porque, de certa forma, é algo intrínseco, algo que vem da educação de cada um. A forma como vemos o Mundo pode de certa forma ser influenciada pelo informação que a internet nos dá, mas nunca poderá ser alterada, pois é algo próprio de cada um de nós. 

Para terminar, deixo-vos com um vídeo que mostra como a web veio mudar o nosso Mundo e a forma rápida como as coisas evoluem hoje em dia:




You Might Also Like

0 ♥

@ joanaalexandre