DIARY // 13 REASONS WHY... PRECISAMOS DE FALAR SOBRE ESTA SÉRIE

13.4.17


É a série do momento e, se ainda não ouviram falar dela, é porque andam realmente distraídos ultimamente. A Netflix disponibilizou os 13 episódios há apenas duas semanas e já não se fala noutra coisa. A série (fictícia), baseada no livro de Jay Asher, conta a história de Hannah Baker, uma rapariga de 17 anos que decidiu acabar com a sua própria vida. No entanto, antes de o fazer, Hannah grava várias cassetes onde conta as 13 razões que a levaram a tomar essa decisão drástica e, mais precisamente, as 13 pessoas que ela acha que tiveram responsabilidades nisso, pela forma como a trataram. 


Quando a vi disponível na Netflix não tinha ainda ouvido falar sobre ela, mas suscitou-me interesse, pelo tema que abordava. Vi todos os episódios num curto espaço de tempo, porque fiquei completamente agarrada desde o início. A série aborda não só o tema do suicídio, mas também o tema do bullying e outros que muitas vezes são tabu na nossa sociedade e não são falados o suficiente. É bastante forte e talvez não seja fácil para muitas pessoas verem. Confesso que houve alguns episódios que tive de parar e continuar a ver mais tarde, porque a carga emocional era demasiado forte. Quando acabei, senti-me esmagada porque, de facto, aborda assuntos complicados. No entanto, acho tão importante falar-se desses mesmos assuntos. Muitas vezes as pessoas têm receio ou vergonha de falar de certas coisas e, para mim, a maior lição desta série é que temos que abrir os olhos porque, por vezes, há alguém à nossa volta que pode estar a sofrer, pode estar a passar por coisas complicadas, mas vivemos tão fechados no nosso mundo, que nem percebemos os sinais e depois pode ser tarde demais. 


Outra das coisas em que nos faz pensar é nas consequências dos nossos actos. Por vezes, dizemos coisas sem intenção e não nos preocupamos, porque pensamos serem simples mas, para a pessoa que as ouviu, podem ter grande importância. Nunca sabemos como os nossos actos e palavras vão afectar os outros. 

Por último, desengane-se quem pensa que isto é uma série para adolescentes. Toda a gente deveria ver, seja de que idade for. Aconselho principalmente a pais que tenham filhos adolescentes, porque por vezes há situações que os filhos passam na escola de que os pais não chegam a ter conhecimento, por vergonha que os filhos têm de contar. Como tal, é importante estar atento aos sinais. Como disse, toda a gente deveria ver, pois os problemas retratados podem afectar qualquer um, desde os mais velhos aos mais novos. 

You Might Also Like

0 ♥

@ joanaalexandre