DAT // Nestlé

25.4.16

Na passada segunda-feira, no âmbito de uma iniciativa da cadeira de Laboratório de Comunicação em Ambientes Digitais, tive a oportunidade de visitar o DAT (Digital Acceleration Team) da Nestlé Portugal.



A equipa do DAT é composta pela Joana Flora, Margarida Ferreira e Ana Caldeira, e é visto como um espécie de laboratório onde se testa o que dizem da Nestlé nas Social Media e como podem comunicar com o público de forma mais eficaz. Este conceito nasceu na Suíça em 2012, na sede da Nestlé, no entanto, só existe em Portugal desde o dia 29 de Janeiro de 2016. É um conceito exclusivo desta empresa e que foi "inventado" pela mesma. Hoje em dia existem 20 espalhados pelo Mundo. Têm um espaço e layout próprios, uma equipa dedicada e dão suporte a todas as áreas. O seu trabalho assenta em 3 pilares: Listening, Engaging e Transforming.

No início da visita, tivemos direito a umas palavras de um director de comunicação da Nestlé que, para além de nos explicar o que era o conceito do DAT, deixou-nos com uma frase que, para mim, foi importante: "Tentem. Se não conseguirem, repitam. Não desistam". No mundo da comunicação, como na vida, é importante não desistirmos de conseguir colocar em prática as nossas ideias. Se não resulta à primeira, nem à segunda, devemos insistir sempre para que acabe por resultar um dia.



Mas voltando ao DAT em si, tivemos também a informação de que este "departamento" dá formação a colaboradores Nestlé de outras áreas. Esta formação funciona com 5 colaboradores de cada vez, sendo que esses colaboradores vão rodando de 4 em 4 meses. Isto faz com que toda a gente na Nestlé acabe por ter maior conhecimento e formação em Social Media, o que hoje em dia é vital para o sucesso de uma empresa ou organização, seja ela qual for. 

O DAT trabalha em várias áreas, sendo elas as seguintes:

Community manager: Interagir com a comunidade de fãs;

E-Commerce: Procuram investir cada vez mais tempo e recursos nestas áreas, uma vez que é algo que tem tido cada vez mais importância (60% das actividades web);

SEO and E Content: Desenvolver estratégias para que as keywords do nosso site sejam as primeiras a aparecer nas pesquisas. Optimizar conteúdos dos sites para o search organic.



Ficámos a conhecer, também, algumas das ferramentas com as quais este "departamento" trabalha:

Social Studio: Com base em algumas palavras-chave, procura na web o que os consumidores falam sobre a marca (informação pública apenas, ou seja, de páginas com definições de privacidade abertas ao público). Isto permite também fazer uma comparação sobre as suas marcas e as dos concorrentes;

Tweet Deck: Interacção com twitter handles e trending topics;

Social Bakers: Mede a performance nas redes sociais;

Google Trends: Pesquisas em tempo real dos portugueses no Google. Esta ferramenta foi das que achei mais interessantes, pelo facto de podermos ver todas as pesquisas que estavam a ser feitas naquele momento;



Por último, deixo-vos com alguns factos e coisas interessantes que aprendemos sobre as social media e a sua influência no mundo dos negócios.

9 coisas que vão influenciar os negócios:

1. Digital isn't just a communication channel;
2. Tudo é mobile. Logo, temos de construir as plataformas e adaptar desde o início a esta nova realidade;
3. "Mind your shelf everywhere". Ter sempre um bom site, com boa apresentação;
4. As empresas não podem tirar folgas, porque os consumidores estão online 24/7 (42% dos consumidores que se queixam online, esperam uma resposta dentro de 60 minutos);
5. A pesquisa é um factor chave na descoberta de produtos;
6.  Devemos focar-nos em contar boas histórias. A qualidade das mensagens e da nossa comunicação é essencial;
7. A comunicação visual é hoje em dia uma moeda de troca;
8. A criatividade pode vir de qualquer lugar;
9. Grandes marcas adicionam valor que vai para além do produto.



Tendências:
1. 91% dos adultos tem o telemóvel ao alcance 24/7;
2. Melhor amigo do conteúdo é a distribuição (é importante alocar budgedt para conteúdos media);
3. The internet of things... and the internet of food;
4. 3D printing... our food;
5. Brands will join the conversations in messaging apps;
6. Things we can talk to ("Hey Siri", "Ok Google");
7. Looking at data, data and more data;
8. Another reality: VR (virtual reality);
9. Learn a new language (emojis);
10. Uberisation & collaboration economy;
11. New delivery and online grocery models;
12. Video and cinemographs storytelling.

Conceitos:
ROPO: Research Online Purchase Offline;
CPG: Consumer Packaging Goods.

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1 ♥

@ joanaalexandre