NOMIS

17.4.16



Hoje quero apresentar-vos uma nova ferramenta que pode ajudar os profissionais de Relações Públicas a conhecer melhor os seus públicos. E tendo em conta que o blog se chama "God Save The Queen" (o título do hino Britânico), nada melhor que apresentar uma ferramenta que diz respeito precisamente ao Reino Unido. 

Portanto, o Nomis é um serviço/ferramenta gratuita que nos dá acesso a vários dados estatísticos relativos à população do Reino Unido, com especial foco no mercado de trabalho. Este serviço é gerido pelo Office for National Statistics (ONS) e podemos encontrá-lo em nomisweb.co.uk. Estes dados estatísticos podem ser tanto a nível nacional, como a nível local e são bastante fáceis de consultar. Por exemplo, posso pesquisar pelo perfil dos moradores num bairro específico, seleccionando até uma zona específica desse bairro:


Como podemos verificar na imagem anterior, seleccionei uma zona específica do Royal Borough of Kensington & Chelsea, sendo que esta zona que seleccionei foi a zona de Queen's Gate. Do lado esquerdo, podemos escolher mais precisamente quais as características que pretendemos analisar, relativamente aos residentes desta zona em particular. 

Esta ferramenta é de extrema importância quando queremos, por exemplo, planear uma campanha de Relações Públicas. Através da informação sobre uma determinada população, podemos adequar as nossas estratégias de RP aos gostos e interesses dessa mesma população, o que fará com que a taxa de sucesso seja exponencialmente maior. Quando a nossa campanha se dirige geograficamente apenas a uma pequena área, esta ferramenta torna-se ainda mais importante uma vez que, como já disse, podemos procurar a informação quase ao pormenor. 

Vantagens: Grátis e fácil de usar. Qualquer pessoa pode ter acesso a esta ferramenta e procurar os dados que mais lhe interessam, seleccionando as áreas que pretende. Não é difícil de entender como se usa, facilitando o trabalho até às pessoas que não estão tão familiarizadas com este tipo de ferramenta. 

Desvantagens: Esta ferramenta, como já referi, tem como principal foco o mercado de trabalho e é uma ferramenta demográfica. Desta forma, pode ser um pouco limitada. Se quisermos informação sobre atitudes ou comportamentos da população, por exemplo, esta ferramenta não é a indicada e teremos que utilizar outras. 

You Might Also Like

0 ♥

@ joanaalexandre