PUBLIC RELATIONS // UMA JANELA PARA O MUNDO

5.3.17

Hoje em dia muito se ouve falar em Relações Públicas, mas poucas são as pessoas que têm uma real noção do que esta área trata. Há demasiadas concepções erradas acerca da mesma, sendo a mais comum a de que os profissionais da área são aquelas pessoas que estão a distribuir convites à porta das discotecas, ou que chateiam todos os seus amigos do facebook com convites para festas no Lust ou no Main. Não é que a ideia seja errada de todo, porque um profissional de RP pode, de facto, ser também um organizador de eventos, mas é injusto ver apenas este lado da profissão, quando ela encerra em si muitas actividades diferentes e quando é muito mais profunda e importante do que a maioria pensa.




No início da sua história (início do Séc. XX), as RP eram vistas como propaganda, como forma de divulgar aquilo que as organizações pretendiam e as funções eram desempenhadas por jornalistas, porque não existiam ainda profissionais especializados nesta área. Desde aí, a evolução tem sido enorme e, para além de existirem profissionais especializados da área, também as próprias relações públicas se tornaram mais abrangentes, tendo uma vasta área de actuação. A melhor forma de as caracterizarmos é dizendo que são a profissão que gere a relação entre as organizações e os seus respectivos públicos.


Fonte: https://www.prezly.com/public-relations-quotes


As RP gerem a reputação de uma empresa e procuram fazer com que a reputação dessa empresa junto dos seus públicos seja sempre boa. Procura, sobretudo, fazer com que os públicos percepcionem a organização sempre de forma positiva e como algo que lhes possa ser benéfico. Desta forma, podemos ver as relações públicas como uma janela através da qual as organizações comunicam com o Mundo à sua volta. Para servirem de janela de comunicação com o Mundo, os profissionais utilizam cada vez mais as social media. Hoje em dia, são parte essencial do trabalho de qualquer relações públicas e do sucesso de qualquer organização. Para comunicar com os seus stakeholders, as organizações necessitam de recorrer a plataformas como o facebook, instagram ou twitter. Actualmente, as pessoas passam grande parte do seu tempo a navegar nessas plataformas, consomem cada vez mais os produtos que lhes vão sendo apresentados através delas e ganham confiança nas empresas que se sabem promover e que sabem ter uma boa interacção nesses canais. Por isso, saber interagir com os públicos nas social media, ter uma boa presença nelas e procurar ter sempre conteúdos bons, inovadores e criativos, contribui muito para a reputação de uma organização junto dos públicos ser boa. Desta forma, as relações públicas, com a ajuda das social media, são de facto uma janela para o Mundo.



You Might Also Like

0 ♥

@ joanaalexandre