Aviso: Este post pode ferir a susceptibilidade das pessoas mais conservadoras.

29.10.11

Hoje quero falar sobre Deus, a Igreja Católica e afins. E desde já quero afirmar que, apesar de tudo aquilo que vou escrever, respeito a opinião contrária à minha, das pessoas que são devotas. Posto isto, comecemos por Deus. Quando era mais nova, era uma pessoa que acreditava bastante em tudo isso. Andei na catequese, ia à igreja todos os domingos, e tinha uma fé inabalável. Rezava bastantes vezes, porque achava mesmo que Deus me ia ajudar, que se rezasse as coisas aconteciam, etc. Mas depois o tempo foi passando, e foram acontecendo coisas na minha vida que fugiram completamente ao meu controlo, coisas que eu acho que nunca deveriam ter acontecido, coisas que tenho a certeza mais do que absoluta que uma criança nunca deveria passar (o que foi, prefiro não falar, porque são assuntos que apenas contei a uma única pessoa na minha vida). Houve umas que foram mais graves que outras, mas todas elas me afectaram permanentemente, e ainda afectam o que sou hoje. Nessa altura, como sempre fazia, virei-me para Deus, rezei, rezei, rezei e rezei até não ter mais forças, rezava a chorar, porque estava desesperada por uma ajuda, fosse de que tipo fosse. Mas sabem o que aconteceu? Deus nunca apareceu, Deus nunca ajudou. Mesmo apesar de eu rezar e acreditar, nunca se passou nada. Não senti aquela ajuda Divina que é suposto sentir, ou aquela presença ao meu lado. Nada disso, apenas me senti sozinha. Então comecei cada vez mais a pensar que toda essa história de Deus é uma treta, é só uma desculpa que o ser humano dá, para se sentir melhor consigo próprio. Se Deus existe, e é assim tão perfeito e acima de todas as coisas, não deveria deixar as pessoas passarem por certas coisas. Não deveriam haver, por exemplo, milhões de crianças a passar fome neste Mundo. Se Deus existisse, não deixava as pessoas boas sofrerem, e as más conseguirem tudo aquilo que querem, sem sequer mexerem um dedo. Por isso nessa altura deixei de acreditar que houvesse fosse o que fosse. Porém, há uns tempos atrás, mais uma vez foram-se passando coisas que fugiram ao meu controlo. Muitos dos problemas que tinha há muitos anos atrás, voltaram, as más memórias foram ocupando a minha mente, os traumas, tudo isso voltou à minha cabeça e, mais uma vez, perdi o controlo de tudo. Então tive necessidade de voltar a acreditar, voltar a rezar, voltar a pedir ajuda, podia ser que desta vez resultasse, que o tal Deus me ouvisse, se lembrasse de mim. E assim rezei, rezei, rezei, em qualquer sítio, a qualquer hora e, mais uma vez, nada. Mais uma vez Deus continua a não me ajudar. Por isso, mais uma vez, voltei a perceber que não há nada disso neste Mundo, há apenas o Ser Humano, e temos é de acreditar em nós próprios, e lutar com tudo por aquilo que queremos, em vez de estarmos à espera de uma ajuda Divina, cause that's not gonna happen. Prefiro mesmo acreditar que não existe, do que acreditar que existe e apenas se esqueceu de mim. E que me desculpem as pessoas que acreditam, mas não consigo perceber como o conseguem fazer, quando aposto que as vossas preces nunca foram atendidas. Sei que as pessoas olham de lado quando digo que não acredito, e falam como se eu tivesse que ter algo a provar a Deus. Eu não tenho nada a provar a Deus, Deus é que (se existir) tem muito a provar-me a mim! Sim, isto pode ser uma visão um pouco egocêntrica, mas é o que eu acho.



Depois, vem a parte da Igreja Católica. A minha opinião acerca desta instituição já não tem a ver tanto com o acreditar ou não na existência de Deus, mas sim com as atitudes das pessoas que estão à frente da Igreja. Acho a instituição mais hipócrita à face da Terra. Vejamos, uma instituição que prega aos seus seguidores a ideia de ajudarem os pobres, e depois possui uma fortuna de milhões e milhões, e não dá nada a ninguém? Em 2007 tive a oportunidade de ir a Vaticano e fiquei mesmo chocada com a quantidade de riqueza que lá existe, e depois há tantas pessoas a passar fome nos países sub-desenvolvidos, e a Igreja não faz nada? Faz-me confusão. Se querem que as pessoas façam algo, deviam ser eles mesmos a dar o exemplo, mas obviamente que sabe bem viver no meio de riquezas e mordomias. 

Enfim, já me alonguei muito neste assunto, de qualquer forma, quer se concorde, ou não, esta é a minha opinião sobre este Mundo. É polémica, eu sei, mas é fruto de várias vivências, e tal como respeito quem acredito, gosto também que respeitem a minha forma de ver as coisas.

You Might Also Like

0 ♥

@ joanaalexandre