Forgive or forget?

2.8.11


Tenho andado a pensar sobre estas duas acções. O que será mais fácil: perdoar ou esquecer? Muitas vezes dizemos (ou achamos) que perdoámos determinada pessoa, devido a certas coisas que nos fizeram mas, mesmo tendo perdoado, nunca esquecemos o que a pessoa nos fez. Dizemos que perdoámos mas passamos a vida toda a dizer "Aquela pessoa fez-me isto". Não esquecemos as acções, não esquecemos o mal que nos fizeram. E se não esquecemos, será que realmente perdoámos? Ou só pensámos que sim? Eu acho que se não esquecemos o que alguém nos fez, é porque nunca conseguimos realmente perdoar a pessoa, por isso acho que estas duas acções estão dependentes uma da outra. Para esquecer precisamos, primeiro que tudo, de perdoar, e perdoar nem sempre é fácil. Há coisas que custam menos, outras que custam mais. Há coisas facilmente perdoáveis, e depois há outras que nem que se leve uma vida inteira a tentar, alguma vez iremos conseguir perdoar. Na minha opinião, e no que diz respeito ao perdoar, as coisas mais difíceis de perdoar são as que são feitas pela família ou por pessoas que amamos e com quem nos preocupamos realmente. Quando as pessoas que amamos nos desiludem, nos dão menos do que aquilo que lhes damos a elas, ou que aquilo que achamos que merecemos, ou quando as pessoas que amamos não nos tratam bem e não nos dão valor, é aí que custa perdoar e esquecer. E às vezes as piores coisas não são aquelas que nos fazem, mas aquelas que não nos fazem. Quando esperamos algo de alguém, e a pessoa não faz o que estamos à espera, não nos dá na medida do que estamos à espera... aí é que custa a sério. E aí não há perdoar ou esquecer que nos valha, para ultrapassar a situação.

You Might Also Like

0 ♥

@ joanaalexandre