London

20.7.11



Não consigo explicar totalmente a minha ligação com esta cidade. Quando lá fui a primeira vez, tinha eu 9 anos, detestei. Achei uma cidade suja e confusa, mas a verdade é que ao longo dos anos a minha opinião foi mudando. Devido a vários factores fui começando a gostar muito da cidade, a identificar-me com ela, e foi crescendo em mim um grande fascínio e uma grande vontade de lá voltar. Na Passagem de Ano de 2008 para 2009, tive finalmente oportunidade de voltar a Londres, visitar melhor a cidade, e a impressão não poderia ter sido melhor. A verdade é que, a partir do momento em que lá cheguei, senti-me completamente em casa. É estranho, não tenho família lá, só lá tinha ido uma vez e, no entanto, aquilo que senti ao estar lá foi completamente do outro Mundo... Senti-me como se sempre tivesse vivido ali, como se andar por aquelas ruas fosse coisa normal do meu dia-a-dia. Pela primeira vez, senti-me realmente em casa (ao contrário do que sinto em Portugal, excepção feita ao Estádio da Luz), pela primeira vez na minha vida achei que pertencia a um sítio, que pertencia a algo. Para mim é a grande diferença que vejo em relação ao País em que nasci. Ando por estas ruas todos os dias, desde que nasci, e era suposto ter aquele sentimento de pertença, mas não tenho. Ando por aqui, seja em Lisboa, ou outra cidade qualquer do país, e acho que não pertenço ali, sinto-me desconfortável, deslocada, sinto constantemente que as pessoas me estão a observar e a criticar-me, ou gozar comigo. Não consigo deixar de ter aquela sensação de sufoco que temos quando sabemos que este não é o sítio certo para nós. Em Londres não, em Londres é completamente diferente... pertenço ali, aquele é o sítio onde é suposto estar, sinto-me livre, sinto que consigo respirar, e deixo de achar que as pessoas estão constantemente a gozar comigo. Sinto-me confortável na minha própria pele. Para mim, lá tudo é especial e mágico... É o clima, o movimento, a mistura de culturas, tudo! É por isto que estou tão ligada aquela cidade, porque aquele é o meu lugar, e não este. Acho que, por uma razão qualquer que não consigo explicar, nasci para estar ali. Gostava de lá morar um dia, e já estive mais perto disso, mas a vida nem sempre é como desejamos, ou nem sempre pode ser como desejamos, e eu fiz as minhas escolhas, tanto há uns anos atrás, como mais recentemente. Fiz as minhas escolhas, porque tenho outras prioridades neste momento, prioridades essas sem as quais não faria sentido ir para lá. E posso até nunca realizar o meu sonho de viver na minha cidade, mas sei que a ligação vai estar sempre lá, e sei também que sempre que puder, irei refugiar-me lá, nem que seja por uns dias, só para estar em casa, e estar livre e com o maior sorriso no rosto.

You Might Also Like

0 ♥

@ joanaalexandre