PUBLIC RELATIONS // #PROJECTLIVE

10.5.17

O projeto #LIVE é um documentário que se centra no poder das social media para que estejamos constantemente ligados uns aos outros e possamos partilhar histórias numa questão de segundos. Mais precisamente, fala do twitter como ferramenta de storytelling. Antes da era das Social Media, para que uma história corresse o Mundo, era preciso algum tempo, hoje em dia, com estas plataformas, as nossas histórias podem chegar a milhões de pessoas de forma instantânea. 


Para um Relações Públicas, ferramentas como o twitter são muito úteis. Rapidamente conseguimos passar ao público ideias e contar-lhes uma "história" sobre a nossa marca ou organização. Podemos pegar nos hot issues e aproveitá-los para fazer campanhas que vão de encontro ao que as pessoas gostam e, assim, fazer com que a nossa organização seja falada de forma positiva. No entanto, este improviso nem sempre é fácil, requer que estejamos constantemente atentos às "ideias" da nossa audiência, pois ela contribui para melhorarmos a nossa história. O storytelling trata-se de contar histórias que não estão totalmente desenvolvidas, que possuem lacunas que as pessoas têm de preencher para nós. O improviso também obedece a regras, existindo sempre uma estrutura geral no storytelling, cabendo depois a cada um escrever a história baseando-se em tudo o que está à sua volta.  É importante para um Relações Públicas fazer uso também das #hashtags, para que a história que conta chegue ao maior número de pessoas. Através delas, podemos aceder a um tema específico e, imediatamente, aparecem milhões de resultados sobre esse tema. 


Fonte:
 http://www.socialmediabusinessacademy.com/story-telling-key-marketing-success-infographic/

O carácter imediato de plataformas como o twitter é uma mais-valia para as marcas, que têm assim uma nova forma de publicitar os seus produtos, de comunicar com os públicos. Uma vez que no twitter as pessoas falam de vários assuntos, é fácil perceber do que as pessoas gostam e encontrar aí oportunidades. Vejamos o exemplo da Oreo que aproveitou um apagão para criar um anúncio criativo e apelativo: 




As plataformas de Social Media, como o twitter, são cada vez mais uma forma de partilharmos a nossa história, os nossos gostos, quem nós somos.

"You are what you share"
(Charles Leadbetter, We Think: The power of mass creativity.)



You Might Also Like

0 ♥

@ joanaalexandre